Jesus Cristo Solução para Sua Vida

Jesus Cristo  Solução para Sua Vida

domingo, 19 de setembro de 2021





Fala Comigo Senhor!

Há dias que parece que estamos sozinhos, no silêncio total e dizemos ao Senhor: "Deus fala comigo". Acontece que Ele está no nosso lado - apenas em silêncio - observando o nosso comportamento.

Boa parte dessa sensação de insegurança surge da falta de intimidade com Deus. Haverão momentos que Deus estará em silêncio - mas sempre ao nosso lado. Nessas horas, o importante é praticamos o que já ouvimos do Senhor e colocarmos a sua Palavra em prática. É isso que Ele quer de nós.

Agora, se você quer realmente falar com Deus, busque-o de todo o coração. Ele responde ao nosso clamor e não nos deixa sem resposta. 

jeremias 3:33

Cla­me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece".
Jeremias 33:3 

A melhor forma de falar com Deus é através da oração. Através de Jesus Cristo, recebemos esse canal direto com o Pai e podemos falar diretamente com Ele em qualquer lugar onde estivermos. 

Fala comigo Senhor estou ouvindo 

Agora, estamos preparados para ouvir a voz de Deus? Se Ele falar conosco, vamos reconhecê-lo? Ouvir a voz de Deus requer aprendizado, intimidade com Ele. Só podemos reconhecer a voz de quem conhecemos, por isso, devemos buscar conhecer mais a Deus. 

João 10:27

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
João 10:27 

Toda a ovelha reconhece a voz do seu pastor. Assim, devemos apurar os nossos ouvidos para reconhecermos a voz do Senhor. Este amadurecimento vem somente através da santificação.

Cada vez que buscamos Deus, ganhamos discernimento para ouvirmos a Sua voz e identificarmos os Seus sinais. 








 


domingo, 14 de fevereiro de 2021



 


Pregação sobre Fé: 

A vitória que Vence o Mundo

Tema: Como vencer as dificuldades do mundo pela Fé?

Objetivo: Comunicar a relevância da Fé verdadeira em Jesus Cristo para vitória, segundo a Bíblia.

Texto base: 1 João 5:4-5

Quem vence o mundo aquele que crê que Jesus Cristo é o filho de Deus - 1 João 5: 4-5

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
1 João 5:4-5

Introdução 

Vivemos num mundo com grande diversidade de crenças e religiões, mesmo assim, sabemos que trata-se de um mundo caído e perdido. Apesar de existirem muitas rotas espirituais, a Bíblia nos aponta somente um  caminho e um único Deus verdadeiro. Para alguns pode parecer exclusivista, mas somente Jesus Cristo é o caminho que conduz à Vitória (João 14:6). 

Apesar de haver uma tendência natural no ser humano de crer em algo e de buscar o que lhe transcende, nem sempre conseguimos acertar o alvo. A sua fé deve ser genuína e verdadeira na pessoa certa que é Cristo. Ele é o socorro nas horas de angústia, Ele é o amigo fiel que lhe ama, é o Salvador eterno. Vale a pena depositar a sua fé no Senhor.

O que é a Fé?

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Hebreus 11:1

A fé verdadeira tem como base o próprio Deus, Criador único e verdadeiro, e em tudo que Ele disse, nas Sagradas Escrituras. Diferentemente do que muitos pensam, a fé em Deus e na Sua Palavra, não é uma fé cega ou sem bases para a compreensão humana.

Deus nos deixou provas suficientes, escritas e através da vida de Jesus Cristo, para termos uma fé sólida em tudo o que Ele nos disse na Bíblia. Desde o princípio Ele tem se revelado à humanidade e quer que creiamos no Seu Cristo para termos acesso a vida eterna. 

O que significa ter fé em Jesus

Crer é mais que saber, ter simpatia ou aceitar racionalmente que Deus existe. Ter fé em Cristo implica em confiar, depender, aceitar, se envolver, se entregar e descansar em Deus. Crer em Jesus significa confiar que Ele é o Senhor e é suficiente para nos ajudar, cuidar e salvar. O crente em Jesus não precisa de "ajudantes" ou crenças auxiliares! Jesus Cristo é o autor e aperfeiçoador da nossa fé (Hebreus 12:2)

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Atos 4:12

O alvo da fé

O objetivo central da fé em Cristo é a salvação (1 Pedro 1:6-9). Podemos crer num futuro melhor, crer em curas, sinais, milagres e bençãos materiais, mas tudo isso é passageiro e secundário (1 Coríntios 15:19). O alvo principal da fé em Jesus é a vida eterna (João 3:16). E esta vida abundante já começa aqui, quando confiamos tudo nas poderosas mãos do Senhor. Temos essa confiança pela fé que nos acompanhará pela eternidade.

Princípios da Fé na Bíblia

  • A fé salvadora inclui conhecimento, aprovação e confiança pessoal em Jesus - Romanos 10:14, Tiago 2:19
  • A fé nasce quando damos ouvidos à Palavra de Deus - Romanos 10:17 "... a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus..." 
  • A fé é um mandamento bíblico - Marcos 11:22 "Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus."; Hebreus 11:6, Lucas 8:50, Provérbios 3:5, Isaías 26:4, Salmos 37:3
  • A fé é o dever fundamental do cristão - João 6:28-29 - "...A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".
  • A fé é um mandamento que deve estar unida ao amor - 1 João 3:23 "... que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros..."
  • A fé é uma arma defensiva - Efésios 6:16 - "embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno."
  • A fé sem frutos é irrelevante - Tiago 2:17 " a fé, se não tiver obras, por si só está morta."
  • O crente é justificado pela fé - Hebreus 10:38 "Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Romanos 5:1, Romanos 1:17, Gálatas 3:11
  • A fé é essencial para quem quer se aproximar de Deus:

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11:6

Use a Fé para Vencer

Imagem de soldado combate com armadura e escudo - Versículo Efésios 6:16 - Escudo da Fé

A fé é uma arma poderosa contra os males do mundo e contra o Inimigo implacável das nossas almas. Em Efésios 6:13-17 vemos o escudo da Fé aliado às outras peças fundamentais da armadura de Deus. Revista-se todos os dias e esteja preparado contra os inimigos do Senhor.  

Vencendo os inimigos da Fé

  1. Dúvida - Quem duvida é inconstante, ora acha que crê mas quando a dificuldade vem, tudo se transtorna (Tiago 1:6). Diversas vezes Jesus repreendeu a dúvida de seus discípulos (ex. Pedro quando afundava no mar - Mateus 14:31).  A dúvida pode ser natural (humana) ou diabólica, mas a fé quando se apoia no poder de Deus, é sobrenatural.
  2.  Incredulidade - A desconfiança momentânea ou que rejeita totalmente o que Deus diz e faz é pecado (João 16:8-9). A descrença está quase sempre associada à malícia, esperteza ou indiferença. Alguns crentes na Bíblia tiveram momentos em que deslizaram e não creram (ex. Zacarias quando na velhice lhe foi prometido um filho famoso - Lucas 1:20). Todos somos incentivados a crer pois, tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).
  3. Medo - O temor é outro inimigo da fé. Quando sentimos medo, incerteza, ansiedade ou pavor precisamos rapidamente agarrar-nos em Deus, pela fé. Ao pai desesperado pela vida da filha, Jesus disse: "não temas, crê somente!" (Marcos 5:36) O medo paralisa-nos e nos deixa infrutíferos, mas Deus quer que avancemos confiantes nele sempre! Confie e não tenha medo, pois tudo é possível para Deus! (Lucas 1:37)

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 3:5-6

Exemplos bíblicos de vitoriosos pela Fé

A confiança em Deus proporciona ao crente uma vida vitoriosa, diante das lutas e dos problemas neste mundo. O Senhor é soberano, refúgio e fortaleza, Ele sustenta os Seus filhos na alegria e na tristeza. Há inúmeros exemplos de fé vitoriosa na Bíblia. Viva pela fé, como: 

  • Heróis da antiguidade - Hebreus 11:33 - "os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões..." É longa a lista dos primeiros heróis da fé no capítulo 11 de Hebreus.
  • Davi - 1 Samuel 17:37 - "Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo."
  • Centurião - Mateus 8:8,10 - "Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.(...) Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta."

Conclusão: Viva pela Fé!

Deus nos convida a crer todos os dias. E se a nossa fé é pequena, podemos pedir como os apóstolos de Jesus fizeram: "Aumenta-nos a fé" (Lucas 18:8). Crer é uma questão de escolha. A vida é feita de escolhas. Você escolhe confiar em Deus ou apenas se simpatizar com as promessas que Ele fez. Mas como tudo na vida, a fé exige uma decisão, um passo que lhe comprometerá por completo. Comprometa-se a crer em Jesus!

Se decidiu crer, permaneça firme na fé em Cristo! Mais cedo ou mais tarde, a sua fé será testada pelas circunstâncias da vida, que colocarão em check toda a sua confiança no Senhor. Não tenha medo, não desanime, não duvide, mas creia!